domingo, 7 de novembro de 2010

Santiago recebe Papa Bento XVI de braços abertos!

Hoje acordei com os gritos dos peregrinos na rua “Benedicto, Benedicto”e “Viva el Papa”! Saí de casa e tinha montes de gente nas ruas, carregados de fé, alegria, e testemunho para dar aos outros, porque afinal a fé é o testemunho de Deus, levado pelas pessoas, há já 2000 anos!
Ainda tive a pequena ilusão que iria ter uma cadeira para mim na Plaza do Obradoiro… pura ilusão. Quem teve lugar na plaza tinha passado a noite ao relento para poder estar lá. Não desistindo, fui para a Plaza de Cervantes, onde tinha um ecrã gigante e montes de gente, principalmente crianças e jovens. Todos juntos cantávamos: “ Esta es la juventud del Papa”.
O Papa falou na exigência de um diálogo que permita o encontro entre a fé e a modernidade, e usou uma comparação: viver sem Deus é como viver sem sol.O descendente de Pedro alerto ainda para a Europa abrir-se a Deus, sem medos, pois a fisionomia da Europa será uma tragédia sem Deus e aquilo que a Igreja tem para oferecer é garantir que Deus existe e é amigo do homem; para sermos menos egoístas; e para não usarmos o nome de Deus em vão;
Sendo Santiago de Compostela a terceira cidade do mundo mais visitada do mundo pelos católicos, o Santo Padre alerta para o sentido de peregrinar: "Peregrinar não é simplesmente visitar um lugar qualquer para admirar seus tesouros de natureza, arte ou história. Peregrinar significa mais, sair de nós mesmos para irmos de encontro a Deus".
Foi sem dúvida um dia que me fez lembrar o 11 de Maio de 2010, onde olhei nos olhos de Bento XVI, um olhar profundo, meigo, amigo e firme, um olhar que me deu forças para fazer o que Tu queres de mim. Fez-me também lembrar muitos amigos (Jota, Rita, Tânia, Katia, Edgar, Diana, Teixeira, Bruno Gago, e tantos outros) que estavam comigo nesse dia. Tenho saudades vossas.
Deixo-vos umas palavras de Bento XVI, que não foram ditas em Santiago, mas que me dizem muito:" Queridos irmãos e jovens amigos, Cristo está sempre conosco e caminha sempre com a sua Igreja, acompanha-a e guarda-a, como Ele nos disse: « Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos ». Nunca duvideis da sua presença! Procurai sempre o Senhor Jesus, crescei na amizade com Ele, comungai-O: Aprendei a ouvir e a conhecer a sua palavra e também a reconhece-lo nos pobres. Vivei a vossa vida com alegria e entusiasmo, certos da sua presença forte e suave a todos, a começar pelos da vossa idade." Papa Bento XVI
Espero que com o meu testemunho possas sentir um pouco de como foi a visita do Santo Padre a minha nova cidade.
Até à Vista!

O Santo Padre
 Plaza do Obradoiro

Altar

p.s- desculpem a qualidade das imagens, mas foram tiradas através do ecrã gigante.

Até à Vista!

Um comentário:

  1. Tu és simplesmente espectacular. Obrigado pela partilha, pelas tuas palavras, pelo teu testemunho, pela tua vida, pela tua alegria.
    Bjinhos com Saudades

    JOTA

    ResponderExcluir